V Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos






Trabalhos Aprovados

Abaixo, encontra-se tabela com todos os trabalhos aprovados na 2ª. etapa de avaliação, para apresentação no V SNF.

Tão logo possível, via sistema, o primeiro autor receberá instruções de como acessar os arquivos que tenham sido enviados pelos avaliadores, com comentários sobre ajustes necessários.
Os trabalhos devem atender as orientações dos avaliadores para fazer parte dos anais do V SNF.




AL
PESQUISAFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA DO OBSERVATÓRIO ALAGOANO DE LEITURA.

MARINAIDE LIMA FREITAS
AM
QUATRO MUNDOS ENTRELAÇADOS NA OFERTA E NA PROCURA DA EJA: DIALOGANDO COM KOSIK.

MARIA DE NAZARÉ CORRÊA DA SILVA
PROJETO ALFABILÍNGUE- UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA UMA SIGNIFICATIVA PARCELA DOS POSVOS DA AMAZÔNIA. (EM CONSTRUÇÃO).

MARIA DE NAZARÉ CORRÊA DA SILVA
BA
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DO ESTÁGIO NA EJA(I): LIÇÕES DE FREIRE PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CONSCIENTIZADORA

PAULO RICARDO ALELUIA
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA EJA: DIFICULDADES ENCONTRADAS POR LICENCIADOS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA NA UESB

ANA GABRIELA DIAS PACHECO
JONSON NEY DIAS DA SILVA
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: ONDE ESTÁ A EJA NESTE PROCESSO?

SARA MAMONA
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS POLÍTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA: ENTRE A COMPENSAÇÃO E A EMANCIPAÇÃO

MARLENE SILVA
A WEB: AUTORIA DOCENTE E COAUTORIA DISCENTE RESSIGNIFICANDO SABERES NA EJA

GILBERTO PEREIRA FERNANDES
MARIA OLIVIA MATOS OLIVEIRA
O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS NA AULA DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM COM BASE NA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EJA

VANILDO SANTOS DOS SILVA
FORMAÇÃO PARA OS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

JUAREZ DA SILVA PAZ
TANIA REGINA DANTAS
O PERCURSO FORMATIVO DOS PROFESSORES DA EJA DO CAMPO: LAÇOS E EMBARAÇOS

EDITE MARIA SILVA FARIA
FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES: POSSIBILIDADES DE LEI-TURAS REAIS EM CLASSES DE EJA

ERICA BASTOS DA SILVA
TROCA DE SABERES – GT EJA – UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO EM FEIRA DE SANTANA – BA

ANA CÉLIA DANTAS TANURE
AS TECNOLOGIAS ENSINO E DESAFIOS: O USO DO JCLIC NO CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SERTÃO PRODUTIVO – CAETITÉ/BA

CELESTE APARECIDA PIMENTEL
ANA AMÉLIA DE OLIVEIRA CARVALHO NEVES
LÚCIA SANTOS

DISCUTINDO EJA NAS ESCOLAS: O FÓRUM REGIONAL DE EJA DO EXTREMO SUL DA BAHIA COMO ESPAÇO DE INTERLOCUÇÃO E DISCUSSÃO ENTRE OS VÁRIOS SEGMENTOS INTERESSADOS NA EJA

CECILIA MARIA MOURÃO CARVALHO
NELCIDA MARIA CEARON
NELY DAS GRAÇAS SILVA VARANDA
VITOR AMORIM  DO AMARAL
TAINARA PEREIRA CASTRO

CE
CIRCUITO INTERCULTURAL DE VIVÊNCIAS EM EJA – CIVEJA: UM OLHAR SOBRE A(S) DIVERSIDADE(S) NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTÍNUA

ELISANGELA ANDRÉ DA SILVA COSTA
JACQUELINE CUNHA DA SERRA FREIRE
SINARA MOTA NEVES DE ALMEIDA

CIRCUITO INTERCULTURAL DE VIVÊNCIAS EM EJA – CIVEJA: UM OLHAR SOBRE A(S) DIVERSIDADE(S) NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTÍNUA

GIORGIE IHELIODORO OLIVEIRA
ELISANGELA ANDRÉ
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NA FASE ADULTA

ACKSON GIORGIO DANTAS MORAIS

CURRÍCULO INTEGRADO NA EJA – DESAFIOS E POSSIBILIDADES

ROBERTO SÉRGIO BARBOSA DOS SANTOS

A LEITURA DE MUNDO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A LEITURA DA PALAVRA: DESAFIO DA FORMAÇÃO E PRÁTICA DE EDUCADORES DE PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

REJANE MARY MOREIRA
MARIA DAS DORES AVES SOUSA
ESCUTA PEDAGÓGICA E HISTÓRIA DE VIDA: CAMINHOS INTERDISCIPLINARES EM EJA

ROSAMARIA DE MEDEIROS ARNT
SITUAÇÕES LIMITES NA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E DA ESPERANÇA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DA EJA

CLARICE GOMES COSTA
ELIANE DAYSE PONTES FURTADO
A PERSPECTIVA FREIRENA NA ATIVIDADE DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: REFLEXÕES DA MILITÂNCIA.
ELIÁBIA DE ABREU GOMES BARBOSA
RITA DE CÁSSIA LIMA ALVES
DF
O MOVIMENTO DE FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DA EJA PARA ATUAREM NA FORMA INTEGRADA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

MÁRCIA CASTILHO SALES
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS: UM RESGATE DAS BASES HISTÓRICO-NORMATIVAS À ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO POR MEIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO DF

JULIANA ALVES DE ARAÚJO BOTTECHIA
MOVIMENTOS SOCIAIS COMO LOCUS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES LIBERTADORES/EMANCIPADORES DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS TRABALHADORES


MARIA MADALENA TÔRRES,
LEILA MARIA DE JESUS
GTPA- FÓRUM EJA/DF
ES
A AUTENTICIDADE NA ALTERIDADE: A FORMAÇÃO FENOMENOLÓGICA EXISTENCIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
ISABELLE GEORGIA LYRIO TABACHI
ISABELLE GEORGIA LYRIO TABACHI
CONVERSAR E TENSIONAR NA FORMAÇÃO (DES)CONTINUADA INVENTIVA/INCLUSIVA: RELATOS DE UMA ESCOLA-TERRITÓRIO

MARCIA ROXANA CRUCES CUEVAS
A EXPERIÊNCIA DE DOIS "ESTRANHOS" EM UMA ESCOLA DE EJA

ADRIANO BAPTISTA
 VINÍCIUS PEÑHA
CRITÉRIOS A SEREM OBSERVADOS PELO PROFESSOR

LUCILLO SOUZA JUNIOR
EJA MOVIMENTOS SOCIAIS E FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES NA UNIVERSIDADE

EDNA CASTRO DE OLIVEIRA, DALVA MENDES FRANÇA, ELIZANGELA RIBEIRO FRAGA E TATIANA SANTANA VIEIRA
“É MAIS INTERESSANTE FALAR O DESCONTO EM PORCENTAGEM[I]: FAZERES E SABERES MATEMÁTICOS NO PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL


ANA LIGIA OLIVEIRA TEIXEIRA
EDNA GRAÇA SCOPEL
MARIA JOSÉ DE RESENDE FERREIRA
REGINALDO FLEXA
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EJA: INTERDISCIPLINARIDADE E HETEROGENEIDADE

AMANDA CRISTINA DE BARROS
GABRIEL VICTOR ARAÚJO GOMES
GO
EDUCAÇÃO NAS PRISÕES: OS DESAFIOS POLÍTICOS E EDUCACIONAIS NO COTIDIANO E NA IDENTIDADE DO PROFESSOR DA EJA NO SISTEMA PRISIONAL NO ESTADO DE GOIÁS

NELSON CARNEIRO JUNIOR
A MAIOR PROBLEMÁTICA DA EJA: CURRÍCULO OU EVASÃO?


MARIA ELAINE SEVERINO LISBOA NORONHA
MARCIA MARIA CARVALHO ROCHA
A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROEJA-FIC/PRONATEC DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

ANDRÉIA FERREIRA DOS SANTOS
MARIA ALDINA GOMES DA SILVA FRANCISCO
EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DO PROEJA-FIC/PRONATEC

RAFAEL VIEIRA DE ARAÚJO
GLAUCIA MARIA MORAIS FRANÇA AVELAR
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO PROEJA-FIC EM GOIÂNIA-GO: AÇÕES, LIMITES, CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES

MARIA EMILIA DE CASTRO RODRIGUES
CLÁUDIA BORGES COSTA
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DA EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES JOVENS E ADULTOS (EAJA), NO CONTEXTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

JOÃO LUIS DIAS ALMEIDA
FÓRUM GOIANO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O PORTAL DO FÓRUM: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

RAISA GABRIELE BOMFIM
KÁTIA HILÁRIO
MT

PROCESSO FORMATIVO ITINERANTE: MEMÓRIA DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO POLO ACORIZAL/JANGADA

EUZEMAR FÁTIMA LOPES SIQUEIRA
O SABER DOCENTE DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA ESCOLA DO CAMPO

ROSEMARY LUZ
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EJA E AS ESPECIFICIDADES DA SEGUNDA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: O PROGRAMA PARFOR NO CAMPUS DA UFMT DE BARRA DO GARÇAS MT

ADRIANO SEBASTIÃO LUCAS SANTOS
PRÁTICA DOCENTE: REFLEXOS DE MOMENTOS PEDAGÓGICOS

KEILA ALVES SOUZA
TEMPOS E ESPAÇOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS EDUCADORES DE EJA: UMA SAÍDA POSSÍVEL

IVANA BOGNAR
JEFFERSON BENTO MOURA
OSVALDO PEREIRA DA CUNHA SILVA
MS

PROJETO AJA/MS – AVANÇO DO JOVEM NA APRENDIZAGEM EM MATO GROSSO DO SUL

FABIANA APARECIDA CÁCERES BORGES
MG
DIÁLOGOS EM REDE: O USO DO FACEBOOK NA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

BÁRBARA TOSTES MACHADO
CENÁRIO E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL E MINAS GERAIS

RITA TAVARES
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA, DIVERSIDADE SEXUAL, PESSOAS LGBT’S E PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO

JERRY ADRIANI DA SILVA
ENTRE HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO NA EJA: REFLEXÕES ACADÊMICAS

SÔNIA MARIA DOS SANTOS
AS ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A FORMAÇÃO DE SEUS EDUCADORES

LEÔNCIO JOSÉ GOMES SOARES
RAFAELA SOARES
O CURSO ESPECEJJA: FORMANDO EDUCADORES PARA O TRABALHO COM JUVENTUDES PRESENTES NA EJA

ANALISE DA SILVA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DO ALTO VALE DO JEQUITINHONHA: CONTRIBUIÇÕES À FORMAÇÃO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DE EJA

PAULA OLIVEIRA
A NECESSÁRIA ARTICULAÇÃO ENTRE SUPERVISÃO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA

MARA MOTA
PB
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR (DE)FORMAÇÃO

DHIEGO SOUTO MONTENEGRO
ANA RAQUEL PEREIRA DE ATAÍDE
ADJANNY VIEIRA BRITO ARAUJO
PR
UMA ATITUDE INTERDISCIPLINAR PARA TRABALHAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

KATIANE PEREIRA SILVA
CONCEPÇÕES DE INTERDISCIPLINARIDADE DOS PROFESSORES DE DIFERENTES DISCIPLINAS QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

GERALDO JOSÉ BUDEL
JOSMARIA LOPES DE MORAIS
CLAUDIA REGINA XAVIER
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEGITIMIDADE E RECONHECIMENTO DO PAPEL DO PEDAGOGO

LIAMARA APARECIDA TONIOLO JANZ
O DESAFIO DE SER PROFESSOR/A EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

IRES APARECIDA FALCADE PEREIRA
PE
PRÁTICA DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO DA EJA: AÇÃO INDISSOCIÁVEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES

MARIA ERIVALDA DOS SANTOS TORRES
RJ
CURSO DE EXTENSÃO: A EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

ROSA MALENA DE ARAÚJO CARVALHO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL: LACUNAS E POSSIBILIDADES NOS CURSOS DE LICENCIATURA

JAQUELINE PEREIRA VENTURA
MARIA INES BONFIM
O LEGADO DA EDUCAÇÃO POPULAR COMO ELEMENTO CURRICULAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - A EXPERIÊNCIA DO CESPEB/EJA – UFRJ

ALESSANDRA NICODEMOS OLIVEIRA
FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

ELIONALDO FERNANDES JULIÃO
OS SENTIDOS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES EM ITABORAÍ – RJ
ADRIANA BARBOSA DA SILVA
ISABELA LEMOS DA COSTA COUTINHO
HENRIQUE DOS SANTOS PACHECO

TRABALHANDO A DIVERSIDADE NO PROJETO MOVA-BRASIL


GEANE PEREIRA CAMPOS
DANIELA FRANCISCA DA ROCHA
VANIA TERESA THIELE
MULTIPLOS OLHARES PRODUZIDOS POR UMA METODOLOGIA CONSTRUIDA EM MOVIMENTO: DIÁLOGO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA

GEANE PEREIRA CAMPOS
PRINCÍPIOS EM PRÁTICAS - ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

ROSILENE SOUZA ALMEIDA
ROSA HELENA DO NASCIMENTO
LENISE LUIZ BARROSO
FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS TRABALHADORES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ/RJ

ISABELA LEMOS DA COSTA COUTINHO
ADRIANA BARBOSA DA SILVA
RN
A EJA NA REDE MUNICIPAL DE NATAL: MOVIMENTO DE DESCONSTRUÇÃO NA HISTÓRIA COM O FECHAMENTO DAS SALAS DE AULA

LIZ ARAÚJO
RO
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: QUE REALIDADE É REFLETIDA?

INÁCIA DAMASCENO LIMA
TÂNIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
RR
UM ESTUD0 DE CASO ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL EM RORAIMA PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
FLÁVIO CORSINI LIRIO
SC
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA METODOLOGIA DE ENSINO A DISTÂNCIA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A EXPERIÊNCIA DO SESI SANTA CATARINA

TANIA CORDOVA
FORMAÇÃO DE SUJEITOS NA EJA SOB A PERSPECTIVA DE UMA PEDAGOGIA HOLÍSTICA

CAMILA GONÇALVES GOMES
PROCESSOS E CONDIÇÕES DE FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

MARIA HERMINIA LAGE FERNANDES LAFFIN
SUJEITOS ESTUDANTES DA EJA: REFLEXÕES A PARTIR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

PAULA CABRAL
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EJA: A TRAJETÓRIA DO IFSC
CLAUDIA HICKENBICK, ELENITA ELIETE DE LIMA RAMOS
MARIZETE BORTOLANZA SPESSATTO
SIMONE TERESEINHA DA SILVA
OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO POLÍTICA NO CONTEXTO DO FÓRUM DE EJA DE SANTA CATARINA


RITA DE CÁSSIA PACHECO GONÇALVES
DANIEL BERGER, HANNEN KANAAN
SILVIA MARIA DE OLIVEIRA
MARIA HERMÍNIA LAFIN
PAULA CABRAL
SP
EU CONTO TU CONTAS... HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA EJA

MARIA LÍDIA DE MORAES PINTO
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA UNESP DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PEJA) CAMPUS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

FÁBIO FERNANDES VILLELA
ABORDAGENS METODOLÓGICAS DOS PROFISSIONAIS DA EJA

LUCIA HELENA BIAZOLI ALVES DOS SANTOS PACHECO
MÁRCIA REGINA DE OLIVEIRA POLETINE
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EJA
CAMILA PETRUCCI DOS SANTOS ROSA
ANTONIO FRANCISCO MARQUES
ELIANA MARQUES ZANATA

O EXERCÍCIO DA PRÁXIS NUM PROCESSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES\AS NUMA CONCEPÇÃO CRÍTICA LIBERTADORA

ADRIANA PEREIRA DA SILVA
O CURSO DE PEDAGOGIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

ALESSANDRA FONSECA FARIAS
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA AMÉRICA LATINA (ARGENTINA E BRASIL)

CARLOS ODILON DA COSTA
REFLEXÕES DE DUAS ESTUDANTES E EDUCADORAS, A PARTIR DOS ENSINAMENTOS FREIREANOS: O DIÁLOGO NA EJA

ELIANE APARECIDA BACOCINA
DÉBORA SARA FERREIRA
PRONERA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. DESAFIOS E CONQUISTAS

MARCIA APARECIDA LIMA VIEIRA
ELIANE DE SANTANA MACEDO
PROFESSORES DA EJA E ALUNOS INFRATORES: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TRABALHO EDUCATIVO E FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS

RONALDO REVEJES PEDROSO
EDUCAÇÃO ESTÉTICA PARA JOVENS E ADULTOS

SONIA CARBONELL
PIBID-EJA: PARCERIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

MARIA APARECIDA COUTO
ELIANA MARQUES ZANATA
ANTONIO FRANCISCO MARQUES
UM OLHAR SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA EJA NO CURSO DE GRADUAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP (CAMPUS DO BUTANTÃ)

MARIA CLARA DI PIERRO
A EXPERIÊNCIA NAS PARCERIAS PÚBLICAS NA EXECUÇÃO DE PROGRAMAS E FOMAÇÃO DE EDUCADORES NAS POLÍTICAS DE EJA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ARARAQUARA

FRANCISCO DE PAIVA LIMA NETO
ESPECIALIZAÇÃO EM PROEJA NO IFSP–SP PERSPECTIVAS E EXPECTATIVAS ATUAIS

VILMA SANTANA DOS SANTOS
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NA EJA: CONQUISTAS, PARCERIAS E PERSPECTIVAS

FABIANA MARINI BRAGA
JARINA RODRIGUES FERNANDES
ADRIANA FERNANDES COIMBRA MARIGO
ADRIANA MARANGONI,
MARIA GORETE DOS SANTOS NETA, OSMAIR SILVA,
ARLETE PEREIRA, GLAZIELA SOLFA
MARILEIDE G CRUZ

REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO ATRAVES DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ATUAÇÃO NO PIBID – EJA

CAROLINE SANTANA GOMES
LARISSA BUORO
MARIA ROSA RODRIGUES MARTINS DO CARMO

REFLEXÕES ACERCA DE MINHA FORMAÇÃO COMO EDUCADORA. CONTRIBUIÇÕES DA ATUAÇÃO NO PIBID – EJA

ANA FERRO
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS CEEJA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SP: A ABORDAGEM DA POLÍTICA EDUCACIONAL E SUA RECONFIGURAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE

ADRIANA DOS SANTOS CUNHA
ANTONIO TEODORO
COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSORADO

DANIELA MARA GOUVÊA BELLINI
ALEXANDRE MONTE
REFLEXÕES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES DE EJA POTENCIALIDADES NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

FÁBIO PEREIRA NUNES
A NARRATIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EJA OU AS HISTÓRIAS QUE PROFESSORES E ALUNOS DA EJA CONTAM

KARINA MAYARA LEITE VIEIRA
MEMÓRIA NA ESCOLA CUBATÃO 2014 RELATO DA FORMAÇÃO DAS EDUCADORAS DA EJA

MARCIA ELIAS TREZZA
TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA: DISCIPLINAS ESPECÍFICAS E OBRIGATÓRIAS SOBRE A EJA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

POLIANA DA SILVA ALMEIDA SANTOS CAMARGO
A EJA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: FORMAÇÕES CONTINUADAS COMO ESTRATÉGIA PARA INCIDÊNCIA POLÍTICA EM UMA EXPERIÊNCIA DE REORGANIZAÇÃO CURRICULAR

ROBERTO CATELLI JUNIOR
UM BREVE PANORAMA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM OLHAR SOBRE A REALIDADE DO MUNICÍPIO DE MAUÁ

IZAURA NAOMI YOSHIOKA MARTINS


O V Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos “Formação de Educadores de Jovens e Adultos na perspectiva da educação popular” - organizado pelo Fórum estadual paulista de Educação de Jovens e Adultos, financiado pelo Ministério da Educação (MEC), mediante execução da Universidade Federal de São Carlos - em consonância com os seminários anteriores, tem os seguintes objetivos:

Objetivos: 
- Refletir sobre aspectos que caracterizam as especificidades da formação do(a) educador(a) de jovens, adultos e idosos;
- Integrar experiências formativas e fomentar novas pesquisas;
- Compartilhar resultados de pesquisas e de experiências de educação
- Formular propostas de políticas de fomento à formação do(a) educador(a) da EJA;


Público alvo:
- Educadores da EJA; 

- Docentes que trabalham com as disciplinas relacionadas à EJA em Universidades;
- Formadores de educadores de EJA em ONGs, movimentos sociais e populares;
- Pesquisadores da temática da formação de educadores e docentes para EJA;
- Gestores Públicos e formuladores de políticas que atuam na formação continuada de educadores da EJA nos sistemas públicos.

Data e local:
13 a 15 de maio de 2015
Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Campinas - São Paulo 


 
Inscrições:
Não haverá custos para submissões de trabalhos, contudo, para que a inscrição seja efetivada, o trabalho submetido deve ser aprovado. Conferir maiores detalhes na aba Submissão.



Datas importantes:


02 de fevereiro a 03 de março: submissão dos trabalhos no sistema 
05 de março a 10 de março: avaliação da relevância do tema pelos Comitês locais dos fóruns
11 de março a 23 de março: avaliação dos trabalhos pelo Comitê Científico
23 de março a 27 de março: elaboração de lista de trabalhos aprovados e solicitação de novos pareceres quando necessário. 
01 de abril: Divulgação da lista de trabalhos aprovados.